quarta-feira, 3 de junho de 2015

Adidas Tubular 201.... 1993 ?!?!


Pra quem achou que o popular modelo de 2014/2015 foi uma invenção de agora está enganado, trago hoje para vocês leitores uma curiosidade sobre o Adidas Tubular !

Estava eu lendo o livro "Sneakers: The Complete Collector's Guide", publicado por  Thames & Hudson de 2005 (aliás, ótimo livro, recomendo) quando me deparo com um "adidas Tubular" de 1993, foi quando me deu o estralo para fazer esse post, pois aposto que muitos assim como eu, não sabiam que o conceito vinha lá dos anos 90.


A idéia surgiu como a revolução para os corredores e principalmente como um dos concorrente para o Air Max que impressionava com a sua bolha de ar visível na época. A idéia do Tubular de 93 se inspirou nos pneus de carros, principalmente porque você podia aumentar o enchimento no heel com essa bombinha que temos na imagem acima.
O aparelho era acoplado no buraco que tinha na lateral e podia ser inflado ou desinflado para melhor se adaptar ao gosto do corredor.O seu cabedal era de mesh perfurado para dar respirabilidade aos pés e na frente no toebox existia a letra "t" que mostrava que a tecnologia Tubular estava presente 

Como a idéis do Tubular voltou com tudo em 2015, a adidas decidiu lançar um híbrido do modelo de 93, com o mesmo cabedal da época mas atualizando a sua sola para a usada nos modelos de hoje em dia, aquela que realmente lembra um pneu de carro, mostrando que o conceito do passado foi melhor traduzida em 2015.



A diferença é que infelizmente ela não voltou com o sistema de inchar o heel, mas é legal saber que a adidas lembrou do precursor de tudo.O híbrido foi lançado em janeiro desse ano nas lojas gringas ao preço sugerido de 110 dóllares.






2 comentários:

  1. Bacana,

    Eu tive um modelo desse e tenho até hoje a bombinha e por incrível que pareça funciona até hoje...

    ResponderExcluir
  2. Não tive um.Tive foram dois . O melhor tênis que já cansei.Gostaria muito que a Adidas colocasse no mercado o modelo de 93.
    Ou se alguma loja tiver um par número 40 perdido no estoque pode entrar em contato comigo que compro (71) 99404-6444

    ResponderExcluir